Você Mulher, pode aprender algo muito legal e ainda Faturar Muita grana Criando Tiaras para Bebê em sua Casa. Cadastre-se GRÁTIS e vejo o Vídeo falando sobre como isso funciona...

Relacionamentos Revista MCA

Falando sobre sexo com o filho

Oi meus amores!
Hoje eu vou repassar para vocês algo muito importante que eu encontrei na revista da MCA (Mulheres Cristãs em Ação) de minha igreja. Continue lendo e saiba a importância de falar sobre sexo com o filho.

Muitos casais ignoram a importância do diálogo no relacionamento sexual. Sentem-se desconfortáveis, tímidos e muitas vezes dão a desculpa de que não têm muito jeito para falar do assunto com seu cônjuge. Dessa forma transferem esse desconforto para a educação dos filhos e não conseguem falar sobre sexo com o filho que é um assunto de extrema importância na educação dos de uma das crianças.

Nesse contexto, o diálogo é fundamental para um relacionamento saudável entre pais e filhos. Se um casal não se sente á vontade para falar sobre sexo (do que gosta e do que não gosta) entre si, como poderão falar naturalmente sobre sexo com o filho? Falar sobre sexo com o filho é responsabilidade intransferível dos pais.

O interesse de falar sobre a vida sexual saudável deve acontecer, em primeiro lugar, no núcleo familiar. Os pais devem ensinar que a sexualidade é algo natural na vida do ser humano, que inclui dimensões físicas, éticas, sociais, espirituais, psicológicas e emocionais.

Orientar sobre o tratamento que pode dispensar a si mesmo, e ao seu corpo também aos outros deve ser prioridade. Infelizmente, quando se trata de falar sobre sexo,muitas crianças não têm a orientação adequada em casa e acabam crescendo desesperadas para conhecer o mundo.

A educação sexual dos filhos é muito importante

family-1404826_640Além de dar as orientações de forma correta, os pais demonstram sua capacidade e têm a oportunidade de comunicar-se com os filhos, servindo de modelo para eles sobre a importância do diálogo num futuro relacionamento conjugal.

A educação sexual começa na infância, dentro de casa, a partir do momento em que a criança se mostra algum interesse em perguntar algo relacionado a sexo.

Portanto, os pais (ou aqueles que fazem o papel de cuidadores) devem se mostrar abertos e dispostos a conversar sobre tudo, inclusive sobre sexo com o filho, respondendo de forma simples, clara e sem complicações, as questões levantadas por elas.

Esclarecendo suas dúvidas sem se estender para instruções mais complexas, a criança se sentirá cada vez mais confiante e confortável em falar sobre um assunto tão importante dentro de seu próprio lar, evitando aprender de maneira distorcida e inadequada com outras pessoas, que talvez tenham valores e princípios totalmente diferentes dos de sua família.

Lembre-se de que tudo o que você faz e diz, pai ou mãe, é modelo para seu filho e ele levará seus ensinamentos para o resto de sua vida.
Dar sermões, brigar, castigar e criticar, só vai afastá-los ainda mais e despertar o desejo de falar sobre sexo fora de casa ou até mesmo encarar sua sexualidade de maneira equivocada o que pode trazer confusão, bloqueios, e outros problemas.

O mais eficaz é instruí-los com informações adequadas sobre o que é sexo, quando, como e também a hora certa para iniciar as atividades sexuais.
Relacionamento saudável entre pais e filhos.

O relacionamento saudável entre pais e filhos é construído por muitas atitudes como o amor, a confiança, a igualdade e o respeito. É claro que nós queremos que nossos filhos adolescentes de envolvam com pessoas dignas de confiança, que tenham os mesmos valores e princípios, onde a confiança seja base delas.

Façam com que seus filhos confiem em vocês

Por isso façam com que seus filhos confiem em vocês e expliquem para eles que a igualdade, a fidelidade e o respeito devem existir num relacionamento a dois.

Que um não deve exercer o poder ou controle sobre o outro, que as opiniões e os valores de ambos devem ser considerados. Ensinem que o respeito mútuo significa valorizar o parceiro e seus sentimentos, dando e recebendo, e que esse respeito deve permanecer por toda a vida de um casal que se ama.

É importante que os pais falem também sobre “consentimentos”, o que significa, sem medo de assustá-los. Explicar que o consentimento é concordar, dar permissão, mostrar quais são os exemplos de “sexo não consensual” que é o estupro, a agressão sexual, o sexo sob manipulação etc.

Dessa forma, os adolescentes saberão dizer “não”. E se algum dia se encontrarem em uma situação desconfortável ou em perigo, eles falarão imediatamente aos pais, não importando o que seja, pois os pais devem ser os primeiros a saberem, para tomar as providências necessárias.

O que seu filho entendi sobre “ficar e sexo”?

portrait-317041_640Outro aspecto fundamental é considerar e perguntar ao filho como ele (a) define os termos “ficar e sexo”. Muitos adolescentes usam essas expressões, mas na realidade não sabem exatamente o que significam.

A conversa sobre sexo entre garotada é complicada, pois eles sobrem uma pressão muito forte dos colegas para fazer parte do grupo. E para pertencerem ao grupo, cada um é levado ou pressionado a fazer o que o grupo faz.

É por isso que os país devem ficar alertas e observar com quem seus filhos estão saindo, se relacionando e assim conversar com clareza sobre essas definições com eles.

Tendo isso em mente, os pais precisam orientar e estimular os filhos a estarem preparados para o tempo certo e adequado (no casamento), tomarem as decisões a respeito de sexo com prudência e responsabilidade, sabendo que se tomarem uma decisão errada, sofrerão graves consequências.

Portanto, o diálogo sempre será a melhor alternativa para uma orientação sexual saudável, assim, os filhos crescerão confiantes e seguros de como e quando deverão iniciar a atividade sexual baseada nos valores e princípios cultivados por sua família.

Dessa forma, o texto das sagradas escrituras que fundamenta a importância da instrução e do ensino para os filhos se tornará uma realidade: “…ensina a criança no caminho em que deve andar e quando ela crescer, jamais se desviará dele” (Provérbios 22.6).

Esse é mais um artigo no intuito de ajudar você. Fique á vontade e volte sempre.

Deixe seu comentário logo mais abaixo e por gentileza compartilhe.

 

Recomendo que veja também estes posts:

Sobre o autor | Website

Rayane Borges é uma jovem de 20 anos que casou-se aos 16 com o bloggueiro Romaryw Borges e é feliz. Cada dia mais ela aprende e ama o mundo fascinante da internet, em especial aos blogs. Por isso dedica boa parte do seu tempo criando conteúdos que possam agregar valores na vida das pessoas.

Quer Aprender a Fazer Lindas Tiaras para Bebê?

Cadastre-se GRÁTIS e veja como Ganhar de 2 A 5 Mil Reais Por Mês Produzindo Tiaras para Bebê em Casa!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.