Revista MCA Rayane Borges

A amamentação protege o bebê

A criança deve ser bem amamentada, pois com o leite materno ela crescerá com muita saúde. Neste poste estarei mostrando os benefícios que a criança tem ao ser amamentada e também os benefícios que a mãe tem ao amamentar. Confira!

Os benefícios da amamentação para a saúde da criança já são muito conhecidos e a cada dia são descobertas novas vantagens, não só para a criança como para a mãe, para a família e para a sociedade.

Além de evitar doenças, diminuir a mortalidade infantil e proporcionar melhor nutrição.

A amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho, reduzindo a possibilidade de abandono e violência, e ainda influencia a economia da família e do Estado.

A mulher que amamenta também se beneficia

seu útero volta mais rapidamente ao tamanho normal, tem menos tempo de sangramento após o parto, menor risco de desenvolver câncer de mama e outras vantagens.

No entanto, pouca ênfase se dá ao fato de que a amamentação também evita o desperdício de recursos naturais e protege o meio ambiente.

O leite materno vai direto da fábrica ao consumidor, sem poluir e sem desperdiçar energia, pois é produzido sob demanda, isto é, as mamas produzem o leite que o bebê solicita.

Além disso, dispensa embalagem, utensílios para armazenamento e gastos com transporte.

Outros produtos, usados para substituir o leite materno ou para administrá-lo ás crianças, utilizam alumínio, papel, plástico, vidro, silicone, materiais que, geralmente, podem ser reutilizados, mas que, por diversas razões, raramente chegam a ser reciclados.

A maioria dos plásticos usados nas mamadeiras é derivada do petróleo. Esses objetos, quando incinerados, produzem fumaça que contém elementos tóxicos, resultando em poluição do ar.

Por todos esses motivos é que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda:

 

“Nos primeiros 6 meses de vida, alimentar acriança somente com leite materno sem oferecer água ou outros líquidos. A partir dos 6 meses, começar a oferecer gradualmente outros alimentos saudáveis que fazem parte do cardápio da família e, se possível, continuar com o leite materno até dois anos ou mais”.

A sociedade cabe dar a mulher oportunidade de ser informada sobre as vantagens do aleitamento materno e sobre como amamentar, além oferecer apoio para que ela exerça o direito de amamentar, de modo que a amamentação seja uma experiência prazerosa para a mãe e para a criança.

Meus amores, este post eu encontrei em uma revista da MCA (Mulheres Cristãs em Ação) das Igrejas Batista.

Foi escrito pela Élida Moreira, que é Pediatra, Consultora em Amamentação.

Fonte: Revista MCA

Beijos da Rayane Borges.

E não se esqueça de deixar seu comentário logo mais abaixo.

Sobre o autor | Website

Sou Rayane Borges, uma jovem de 21 anos que casou-se aos 16 com o blogueiro Romaryw Borges e a partir de então me apaixonei pelo fascinante mundo da internet. Também estou no YouTube. Pesquisa lá Por "Casada Blog".

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.