Você Mulher, pode aprender algo muito legal e ainda Faturar Muita grana Criando Tiaras para Bebê em sua Casa. Cadastre-se GRÁTIS e vejo o Vídeo falando sobre como isso funciona...

Casa & Decoração

A cozinha em destaque no seu lar

Oi meus amores!

Neste artigo veremos um pouco sobre uma das partes da casa que a mulher mais gosta, que é a cozinha.

A cozinha é um lugar especial, onde nós esposas gostamos de preparar aquela amida gostosa para nossos filhos e marido. Aqui também veremos alguma dicas bem legais sobre alimentos.

Essas dicas foram tiradas de uma revista evangélica da MCA (Mulheres Cristãs em Ação) da Igreja onde congrego.

Li esse artigo e quis repassar pra vocês porque são dicas bem legais e que podem ajudar muito.

A cozinha em destaque

kitchen-1707427_640Quem não se encanta com uma cozinha cheia de armários, limpa e espaçosa? Uma cozinha prática torna o trabalho de cozinha prazerosa.

Ao longo da história, a cozinha se transformou. Houve o tempo em que se cozinhava o alimento numa fogueira ao redor da casa, como faziam os indígenas, embora ainda se veja isso no interior do Brasil e em áreas pobres ou rurais.

Mais tarde, a cozinha passou a ocupar um compartilhamento da casa, mas do lado de fora. No chão de terra batida e enlameada se destacavam moringas, panelas de ferro, cuias, peneiras, talhas, chaleiras, caldeirões, prateleiras e estrados para se colocar os alimentos.

No período colonial, as cozinhas passaram a ocupar mais de um terço da área da casa. As chaminés se destacavam com sua fumaça preta, e os tachos borbulhando no fogão á lenha mostravam o quanto ela era importante.

Com a modernidade, principalmente nos países em desenvolvimento, a mulher saiu de casa para trabalhar e a cozinha escolheu. O alimento congelado foi ao micro-ondas.

Hoje, com a crise econômica e a onde de alimentação saudável, os industrializados estão dando lugar ao alimento fresco, feito em casa. A cozinha tornou-se lugar onde as visitas são recebidas para um cafezinho ou bate-papo enquanto se prepara o alimento.

A tecnologia invadiu a cozinha com fogões e cooktops com chama tripla, fornos que avisam quando a comida está pronta, geladeiras digitais, liquidificadores e batedeiras práticos e coloridos – o sonho de consumo para muitas mulheres.

Cozinha e limpeza

Quando se pensa em cozinha, é fundamental falar a respeito de limpeza e higiene, isso porque milhares de pessoas morreram no mundo por ingerirem alimentos contaminados.

Panos de prato limpos, alvejados causam boa impressão, mas a limpeza deve ir muito além disso.

Grande ou pequeno, com armários ou prateleiras, nova ou antiga, uma cozinha limpa ajuda a garantir um alimento seguro.

Segundo o médico Roberto Martins Figueiredo, a cozinha oferece mais contaminação por bactérias que o banheiro.

Algumas dicas para garantir a cozinha limpa:

• Colocar uma colher de sopa de água sanitária em um litro de água no ralo da pia periodicamente evita que os alimentos ali acumulados facilitam o crescimento de bactérias. Toda pia, balcões e esponjas devem ser incluídos nessa limpeza.

• Tábua para cortes de carne, aves e peixes deve ser bem higienizada com sabão e água sanitária, e reservada somente para esses alimentos. Legumes e frutas devem ser cortadas em outra tábua.

• Cloro e água sanitária esteriliza louças encardidas, potes de plásticos amarelados e engordurados e talheres com cabo de plástico cortados ou rachados.

• Bicarbonato de sódio é excelente para limpar a geladeira e tirar cheiro ruim de potes e vidros.

Cozinha e preparo dos alimentos

soup-1006694_640O preparo dos alimentos também merece cuidados. Um dos cuidados que se deve tomar é a escolha da panela adequada.

Há modelos de panelas de todos os tipos e materiais. Alumínio, barro, vidro,aço inoxidável, porcelana, cerâmica, pedra sabão, ferro, cobre, revestimento antiaderente, esmaltado. Qual será melhor para se cozinhar?

Na verdade, todas as panelas têm prós e contras, pois os alimentos sofrem interferência dos minerais que as compõem. A cor e o sabor dos alimentos, por exemplo, podem ser alterados pelo material da panela.

Por isso, as mais indicadas são as de vidro, as de cerâmica e as de inox, mas esta deve receber de três a quatro fervuras de água antes de ser usada para liberar metais tóxicos.

Além de escolha da panela ideal, outros cuidados que devem ser tomados no preparo e armazenamento dos alimentos.

Veja algumas dicas:

1. Carne crua, aves ou pescados jamais devem entrar em contato com outros alimentos.

2. Os alimentos devem ser descongelados no refrigerador ou micro-ondas, nunca na bancada da pia.

3. Na hora de guardar a comida que sobrou, o ideal é tira das panelas ainda quente e colocar em potes de vidro, na geladeira. Grande parte dos plásticos no Brasil contém Bisfenol A, uma substância cancerígena liberada principalmente quando aquecida no micro-ondas.

É isso meu querido leitor. Espero que este artigo tenha lhe ajudado!
Fique á vontade para ler outros artigos do blog e deixe seu comentário logo mais abaixo. Por gentileza compartilhe!

Beijinhos da Rayane Borges!

Sobre o autor | Website

Sou Rayane Borges, uma jovem de 20 anos que casou-se aos 16 com o blogueiro Romaryw Borges e talvez por isso passei a achar o mundo da internet tão fascinante. Também estou no YouTube. Pesquisa lá Por "CasadaBlog".

Quer Aprender a Fazer Lindas Tiaras para Bebê?

Cadastre-se GRÁTIS e veja como Ganhar de 2 A 5 Mil Reais Por Mês Produzindo Tiaras para Bebê em Casa!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.