Você Mulher, pode aprender algo muito legal e ainda Faturar Muita grana Criando Tiaras para Bebê em sua Casa. Cadastre-se GRÁTIS e vejo o Vídeo falando sobre como isso funciona...

Revista MCA Saúde & Bem estar

Convulsão febril em crianças

Oi meus amores!

Sabemos que para os pais é sempre motivo de preocupação e tristeza ver um filho doente, mesmo que seja de um simples resfriado. Mas, vê-lo debatendo-se durante uma crise convulsiva chega a ser desesperador, até porque isso costuma acontecer numa criança que estava aparentemente bem. Não é mesmo?

Então, neste artigo vamos falar sobre convulsão febril em crianças.

Convulsão febril

Por ser algo que ocorre subitamente e em qualquer lugar, é de extrema importância que os pais, babás, avós e outras pessoas que lidam com crianças, saibam como agir nessas situações.

Como são motivadas

As convulsões são motivadas por descargas elétricas anormais do cérebro, que podem ser desenvolvidas por vários fatores.

No caso das convulsões febris, o fator desencadeante é o aumento súbito da temperatura corporal que pode ser causado por infecções de maior ou menor gravidade, de origem viral ou bacteriana, tais como: resfriados, sinusites, pneumonias, etc.

A convulsão febril não tem relação com a altura da febre e sim com a rapidez com que sobe a temperatura. O mais comum é que dure por alguns segundos a poucos minutos, até que baixe a febre. Depois segue de um curto período de sonolência, no fim do qual a criança desperta aparentemente bem.

Quantas vezes a criança pode ter convulsão

convulsaoAlgumas crianças têm convulsão apenas uma vez; outras podem ter a repetição do problema por ocasião de doenças febris. Não é possível prever quais crianças voltarão a ter convulsões, mas é mais provável que isso aconteça naquelas que tiveram a primeira convulsão com temperatura menor que 39 graus, com idade inferior a 18 meses e/ou que têm um dos pais com história de convulsão febril.

Elas são mais comuns em crianças entre seis meses e cinco anos de idade e geralmente ocorrem nas primeiras 24 horas de alguma doença que provoque febre.

Elas são benignas ou malignas?

Ainda que assustem e geram ansiedade, as convulsões febris são, em sua maioria, benignas e não afetam a inteligência nem o desenvolvimento da criança.

Mesmo assim, é importante que a criança seja examinada para detectar e tratar a enfermidade que causou a febre.

Não se recomenda nenhum remédio para prevenir novas crises, mas o pediatra pode pedir avaliação por neurologista, principalmente se a convulsão durou mais de 15 minutos, se a criança permaneceu sonolenta e prostrada depois de 30 minutos ou se teve mais uma convulsão no mesmo dia.

Mantenham a calma

Recomenda-se manter a calma nessas ocasiões, mas nem sempre é fácil, não é mesmo? Além disso, é importante saber como agir, pois, o pediatra pode não estar disponível para orientações naquele momento.

Então, aqui estão algumas dicas:

1. Não perca tempo tentando fazer diagnóstico. O médico fará isso mais tarde.

2. Deixa a criança despida ou com pouca roupa.

3. Deite-a de lado, sobre uma superfície plana, protegendo sua cabeça para evitar traumatismos.

4. Não tente dar remédios nem coloque nada em sua boca.

5. Passe um pano molhado pelo seu corpo ou envolva-a num lençol de tecido leve enquanto se dirige ao hospital.
Após a crise, continue tratando a criança com naturalidade, evitando superprotegê-la ou restringir suas atividades.

Espero que tenha gostado deste artigo.

Deixe seu comentário e por gentileza compartilhe.

Beijinhos da Rayane Borges!

Sobre o autor | Website

Sou Rayane Borges, uma jovem de 20 anos que casou-se aos 16 com o blogueiro Romaryw Borges e talvez por isso passei a achar o mundo da internet tão fascinante. Também estou no YouTube. Pesquisa lá Por "CasadaBlog".

Quer Aprender a Fazer Lindas Tiaras para Bebê?

Cadastre-se GRÁTIS e veja como Ganhar de 2 A 5 Mil Reais Por Mês Produzindo Tiaras para Bebê em Casa!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.